68 people found this review helpful
13 people found this review funny
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 12.7 hrs on record
Posted: 26 Nov, 2013 @ 8:35am

Na verdade, se passaram mais de dez anos desde minha última tentativa de testar Aliens Versus Predator. Minhas impressões iniciais me assombraram durante todo este tempo. Mas o jogo mudou. Agora ele se chama Aliens vs Predator Classic, ganhou um excelente mod gráfico, recebeu conteúdo novo. E eu mudei também. Se na virada do milênio eu era um dedo nervoso em cima do botão de tiro, tentando sobreviver destruindo tudo e todos, hoje eu uso WASD e mouse, conheci a verdadeira face do horror mais de uma vez e meus nervos foram cauterizados pela guerra virtual sem fim.

Sou um veterano. Não tenho mais medo.

Ou pelo menos é o que eu penso até começar a campanha dos marines. A incerteza do ataque dos aliens, a trilha sonora assustadora, a ainda impressionante velocidade com que eles atacam são o suficiente para me fazer pular da cadeira algumas vezes. Se há algo que os anos de estrada me trazem é o poder de suportar a tensão, algo de que não fui capaz antes.

Infelizmente, o maior defeito da campanha dos humanos (e, em menor escala, das outras também) é o confuso layout dos níveis. Fiquei empacado diversas vezes simplesmente por não saber onde ir, enquanto o infinito respawn dos inimigos destruía minha munição e minha saúde. Entre a onipresença seta laranja dos jogos modernos e seus mapas em forma de linha reta e o labirinto de Aliens vs Predator há um gigantesco abismo de usabilidade. Em um dos níveis, mesmo tendo jogado o mesmo mapa como Alien e como Predator, eu continuei sem saber o caminho no papel do marine. Relatórios de missão que não tem dica nenhuma, nebulosos ou até fora de ordem completavam a confusão. Juro que em determinado ponto o comandante falou para eu descer quando na verdade eu tinha que subir para triunfar na missão. Não é surpresa, então, que os fuzileiros espaciais sejam bucha de canhão de xenomorfos. Não completei a campanha porque não consegui vencer a Rainha Alien. Mas todos os encontros com um Predador foram bem tranquilos.

A opulência de rotas diferentes que confunde o soldado é o playground do Alien. Além dos corredores mal-iluminados para passar, há também dutos de ar, poços de elevador e outros cantinhos sinistros para cruzar e surpreender o inimigo. É, de longe, a campanha mais divertida. Dá para se perder como Alien, mas não é tão desorientador o resultado. Há mais cuidado na arquitetura. Apesar da criatura não ter o "super pulo" de Aliens vs Predator 2, ela continua mortífera. Talvez até demais, porque basta o monstro balançar os braços, que já cai meia dúzia de civis, alguns que nem mesmo poderiam ter sido atingidos. Mas a campanha não chega a se transformar em um exercício de poder absoluto, porque torres automáticas ou um coquetel molotov podem tirar toda a alegria do Alien. É necessária uma boa dose de astúcia, destruir lâmpadas, assustar as vítimas e preparar ataques de mordida, a melhor forma de ganhar energia. Encarnando na pele do Alien, é possível perceber como ele é um dos seres mais letais do universo.

Pela primeira vez na franquia, consegui jogar uma campanha inteira com o Predador. Continuo não me conformando com sua invisibilidade inútil, mas consegui jogar até o final. É a campanha mais fraca também. Os humanos caem como mosca e não há uma boa justificativa para se trocar de arma, exceto, talvez o tédio de usar sempre a mesma. Contra os Aliens, a Plasma Pistol é devastadora e não tem por que usar outra, a menos que sua energia acabe, o que não acontece tão fácil. Jogar como o caçador alienígena é um passeio no parque, onde o único desafio é descobrir o caminho a se seguir. Com sua diferentes formas de visão, é complicado visualizar passagens escondidas.

Depois de tantos anos, fico feliz de ter feito as pazes com o jogo da Rebellion.

Originalmente publicado em: http://blog.retinadesgastada.com.br/2013/07/procurando-aliens-parte-2.html
Was this review helpful? Yes No Funny Award
3 Comments
Daniel_Sideris 28 Jul, 2021 @ 9:59pm 
Sabe qual o mod gráfico e quais os novos conteúdos?
Daniel_Sideris 28 Jul, 2021 @ 9:56pm 
Com predador nos niveis realistic e director's cut a energia acabava bem rápido e rapidinho eu tinha que matar alien na garra, e era fácil não. Matar alien com o predador é um pouco menos dificil que com o humano mas continua nada fácil
Na terceira fase do predador eu ficava perdido no nível com ondas interminaveis de aliens me atacando, até finalmente achar o predalien matar ele, e começar a contagem regressiva e depois de ter passado a dificuldade toda do nivel, eu não lembro o caminho pra voltar pra nave e perco
[VR] Tigem 7 Jun, 2014 @ 8:57pm 
Bom, eu zerei Quake 1 no início desse ano, pelo visto vai ter mais um game antigo que eu vou ser obrigado a jogar