7 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 25.6 hrs on record (7.7 hrs at review time)
Posted: 15 Jul, 2023 @ 7:51am
Updated: 15 Jul, 2023 @ 7:56am

Jagged Alliance 3 resgata e atualiza muito bem os elementos que tornaram os dois primeiros JA verdadeiros clássicos de estratégia. O jogo é divertido, complexo, desafiante, rico em detalhes e a liberdade do gameplay não tem comparação com outros títulos de estratégia recentes.

Antes desse JA3 basicamente o que tínhamos eram variações de XCOM da Firaxis. Agora finalmente temos um jogo de estratégia/RPG mais completo e que não segue a fórmula já cansada de XCOM. Nada de RNG e percentagens ilusórias pra acertar inimigos, o que conta para o acerto é mesmo a linha de visão, calibre da arma, barreiras, armadura, skills, etc. como deve ser em um combate com elementos de RPG.

Em JA3 também temos furtividade de verdade e cabe a você escolher flanquear e atacar inimigos de forma silenciosa ou tentar resolver alguns encontros na base da conversa. Não há aqueles péssimos gatilhos obrigatórios que engatam cutscenes e posicionam os inimigos no mapa de forma automática. É realmente possível e desejável surpreender os alvos. Gatilhos até existem, mas só se você procurar conversar com NPCs que podem se tornar hostis dependendo do resultado da conversa que é totalmente opcional.

Graficamente é competente, mas poderia ser melhor em representar os efeitos climáticos e horários do dia, especialmente a chuva poderia ser mais realista. A IA deixa um pouco a desejar, pois é comum os inimigos virem pra cima sem muita tática, morrendo de forma fácil, mas ao menos buscam se proteger. Ainda assim, o jogo oferece um bom desafio pela quantidade de inimigos no mesmo mapa enquanto você só pode contar com até 6 mercenários. No entanto, pelo tamanho das áreas, seis mercs é suficiente e adequado. A dificuldade também está presente na exigência de você equipar e treinar bem seus mercs e milicias pra ir dando conta dos ataques e missões que vão ficando gradualmente mais difíceis.

Vários dos mercenários clássicos estão de volta com dublagens bem feitas e personalidades bem definidas. O jogo mantém o tom sarcástico, exagerado e politicamente incorreto dos primeiros, mostrando que os devs buscaram manter a identidade e origem de JA nessa terceira edição. A trilha sonora é outro ponto forte, com boa variedade e belas músicas.

O fator replay do jogo também parece estar à altura de JA2, pois só de alterar os mercs do seu time já muda muita coisa. E pra fechar, o suporte a mods com a Oficina Steam vai garantir que nunca falte novidade toda vez que você resolver iniciar uma nova campanha.

Em resumo, um sólido sucessor de JA2 e um jogo obrigatório não só aos fãs da série, mas a todos os amantes de um bom jogo de estratégia tático com fortes elementos de RPG. Finalmente vou poder deixar o JA2 descansar em paz.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.