43 people found this review helpful
3
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 3,339.2 hrs on record
Posted: 13 Apr, 2024 @ 6:12pm
Updated: 13 Apr, 2024 @ 6:13pm

The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition

Comecei a escrever a análise e já estava quase terminando quando percebi algo, eu já não faço mais ideia do que faz parte do jogo original ou não, cheguei em um ponto que tenho 500 mods instalados que mudam diversos itens e objetivos no jogo, que adicionam diversos itens, locais, missões e trama no jogo, que removem diversos itens e coisas desnecessárias no jogo, e depois de 3400 horas na special edition e mais 700 horas na legacy edition minha visão do jogo é completamente diferente de quando zerei o jogo pela primeira vez mais de 10 anos atrás.

Gráficos, Sonorização e História
Gráficos e Sonorização: 10/10
Falamos de um jogo de 2011 que teve uma versão nova lançada em 2016, obviamente tiveram algumas atualizações em relação ao visual e que são bons o problema é que não sei mais a linha do que é Vanilla e do que é mod. Em meu Skyrim eu nunca priorizei mods que mudavam os gráficos mas certamente instalei alguns que mudavam algumas coisas e o ogo pesar de não ter um visual extraordinário era certamente bonito, os cabelos, os corpos dos personagens, as vegetações, a água cristalina, todos muito bem feitos e bonitos de se ver.

Além da trilha sonora excelente a sonorização do jogo também é bem dividida podendo definir o volume de cada coisa separada, passos dos npcs e seus passos, o som das águas e do mundo ao redor, de magia e armas, dessa forma dá pra ajeitar os sons de forma que não te atrapalhem e acabo de perceber que isso também que provavelmente foi o mod que adicionou esse menu.

História: 10/10
Skyrim se passa 200 anos após os acontecimentos de Oblivion, nele temos 8 campanhas diferentes as quais você pode seguir separadamente sem precisar terminar uma para a terminar a outra, salvo algumas missões que necessitam as vezes de uma interação de uma facção com outra mas para isso normalmente você só precisa iniciar a campanha e não progredir com ela.

  • Campanha Principal: Essa campanha é a principal do jogo e nela enfrentamos os dragões e seguimos a profecia do Dragonborn e Alduin.
  • Guerra Civil: A guerra entre o império que se tornou uma cadela da Thalmor e dos Nórds sob o comando de Ulfric Stormcloak para impedir que a Thalmor domine Skyrim.
  • Companions: A campanha dos heróis de Skyrim, a companhia que anos atrás colonizou Skyrim, participando de uma guerra entre os Silver Hand e os Companions, e até se tornando um lobisomem.
  • College of Winterhold: A campanha dos colégio de magos, nela Dragonborn vai descobrir um poder escondido e impedir que a Thalmor tome esse poder para eles.
  • Thieves Guild: Nessa campanha o Dragonborn vai entrar para a Guilda dos ladrões e encontrar uma guilda decadente e desvendar uma história de traição.
  • Dark Brotherhood: A velha Dark Brotherhood, um dia temida por todos e agora decadente sem sequer respeitar as tradições antigas, um novo Listener que talvez traga a glória de volta para a Dark Brotherhood.
  • Dawnguard: A campanha do DLC que traz a melhor companheirade todo o jogo, Serana, uma guerra entre vampiros e uma organização de caçadores de vampiros, uma arma antiga capaz de jogar o mundo na escuridão.
  • Dragonborn: Você é o último dragonborn da profecia e nessa campanha encontramos o primeiro Dragonborn, qual sairá vitorioso?
  • Relics of Hyrule: Encontre armas, itens, artefatos, armaduras, livros e locais de um mundo e um povo esquecido.
  • Cursed Loot: Há rumores de que alguns indivíduos perversos esconderam dispositivos de restrição amaldiçoados pelo mundo que podem fazer aqueles que o tocam serem compelidos a prender a si mesmo com os dispositivos, e aonde estão as chaves?

Além das 8 campanhas principais do jogo temos também diversas missões secundárias, locais não marcados no mapa,referências, encontros aleatórios e diversas outras interações que contam outras histórias além da principal.

Mundo Aberto, Mods e Mecânica
Mundo Aberto: 10/10
Skyrim é um jogo de mundo aberto e por conta disso você tem uma certa liberdade em como progredir no jogo, não necessariamente você é obrigado a seguir uma linha, podendo assim que começa o jogo adiar a campanha principal e fazer todas as outras primeiro. Aqui temos um país inteiro com diversos locais diferentes incluindo até mesmo uma cidade subterrânea, o submundo para onde as almas vão, Morrowind e até mesmo o mundo de um Deadric prince. Cada local tem diversas missões a serem feitas sem contar as das campanhas principais, algumas suas ações importam e outras nem tanto em contraste a Oblivion o qual sua escolhas importavam mais do que em Skyrim.

O mundo é tão amplo que se você desviar na primeira missão até você voltar para a campanha vai ter jogado dezenas, talvez centenas de horas do jogo.

Mods: 11/10
Aqui é que está o grande ponto positivo de Skyrim, um dos jogos com a maior comunidade de mods que existe, eu mesmo cheguei a ter 504 mods instalados e joguei por bastante tempo tendo um conflito depois de jogar quase 300 horas de jogo e foi quando eu diminui para 485 mods tirando apenas os que estavam atrapalhando.

As possibilidades são enormes, eu pessoalmente gosto de mods que adicionam coisas no jogo como missões, itens, mecânicas, personagens, 70% dos meus mods eram incrementando o jogo com novas possibilidades, 25% eram melhorando a mecânica do jogo como por exemplo a mecânica de combate, aumentando o nível dos inimigos, dificultando certas partes do jogo, tirando os limites impostos pelo jogo e assim por diante. E 5% mudando o visual no jogo.

A última vez que iniciei um jogo novo joguei por quase 400h sem sequer iniciar uma campanha do jogo vanilla, apenas desfrutando o que os mods ofereciam.

E a principal para mim é Relics of Hyrule que integra o mundo de Hyrule em Skyrim, contando uma história sem ter missões específicas, caminhando pelo templo da floresta, a vila Kakariko em ruínas, o templo das sombras, podendo tocar a ocarina e as músicas, um templo dominado pela máscara de Majora, enfrentar os quatro gigantes, encontrar as fadas presas em jarras, etc...

Mecânica: 10/10
Skyrim disponibiliza de diversas mecânicas diferentes e depois de tantas horas jogando com mods eu já não sei o que é vanilla e o que é mod.

Basicamente se tem três classes em Skyrim, mago, Guerreiro e ladrão, as 18 skills diferentes se encaixam nessa classes sendo 6 skills para cada uma, obviamente o jogo não te prende com uma classe conforme você avança pode usar os pontos de skill da forma que quiser destravando a skill que quiser e mudando de classe e estilo de jogo conforme progride.

Skyrim também te dá diversas coisa para fazer no jogo, no vanilla não se tem nenhum valor nessas interações mas com os mods certos o jogo vira outro e até mesmo algo como cozinhar pode se tornar valioso e/ou divertido com mods.

Você pode jogar com duas visões diferentes, primeira ou terceira pessoa, eu pessoalmente prefiro primeira pessoa, você tem cavalos para viajar ou carruagens, você pode se tornar um vampiro ou lobisomem, cada raça tem vantagens e desvantagens diferentes, mecânicas de combate variam bastante de acordo com as armas e armaduras que utiliza, as magias também te dão um amplo arsenal mudando totalmente o estilo de combate, principalmente com o mod que adiciona centenas de magias novas, mais as magias de diversos outros mods com os quais eu jogava.

Considerações Finais
Skyrim certamente não é um jogo perfeito e tem diversas falhas, mas é impossível não amar esse jogo, todos os defeitos são perdoados por conta dos mods que podemos instalar, a última vez em que joguei não tem nada a ver com a primeira vez em que joguei, milhares de horas e cada uma delas é diferente da outra. É impossível não recomendar um jogo no qual eu tenho mais de 4000h de jogo.

Nota Final: 11/10
Was this review helpful? Yes No Funny Award