2 people found this review helpful
Recommended
23.3 hrs last two weeks / 161.1 hrs on record (85.8 hrs at review time)
Posted: 24 Mar, 2021 @ 3:24pm
Updated: 16 Jan, 2022 @ 9:16pm

Early Access Review
INTRODUÇÃO:
Valheim é uma grata surpresa, entre bons títulos indies ou em early access é difícil decidir qual você quer dar uma chance e investir seu tempo, felizmente Valheim se paga facilmente. E, apesar de ainda estar no início do seu tempo em acesso antecipado, já pode garantir dezenas de horas de entretenimento. Baseando-se na cultura e mitologia nórdica o game te bota na universo fictício de Valhiem e, com poucas instruções do corvo Hugin, você já está livre para explorar, coletar recursos, construir um abrigo e defender-se das criaturas desde mundo. Pouco é dito e o jogo ainda não tem uma história propriamente dita, ele te dá apenas uma linha que irá conduzir suas aventuras. No caso, você é um guerreiro viking morto em batalha, que deve provar seu valor em Valheim, atualmente o necessário para isto é derrotar 5 grandes criaturas lendárias, espalhados por esse mundo, sendo este gerado proceduralmente.
Ao juntar os suprimentos e equipamentos necessários, você parte para derrotar a primeira criatura ou boss, e assim segue sucessivamente. A cada nova descoberta ou item coletado você aprende mais sobre o funcionamento do jogo e do mundo em si, e posso considerar que esse mundo me passa o sentimento de descoberta e exploração, e até mesmo de criação como Minecraft fez uma vez (considerando as devidas diferença entre jogos).

GAMEPLAY:
A jogabilidade do jogo não é nenhuma novidade, é funcional e fácil de entender se você já jogou games do gênero. O game tem um sistema básico de coleta de itens, começando diretamente com as próprias mãos, e vai se tornando mais complexo conforme você avança. Com o tempo você precisará de uma ferramenta específica para tal ação, e depois de um tempo você precisará de uma ferramenta melhor para coletar itens mais resistentes. Para se defender de criaturas cada vez mais fortes você precisará encontrar materiais melhorar para ter armaduras melhores, e até desenvolver comidas melhores, para ter uma vitalidade mais alta nas batalhas. Pois o sistema de vida e estamina está diretamente ligado ao que você come, algumas comidas dão mais saúde, outras mais estamina: energia necessária para fazer ações básicas como correr e pular, até coletar material ou batalhar.
O jogo trabalha com um sistema progressivo de skills passivas, ou seja, quanto mais você pratica uma ação melhor você se torna nela, como por exemplo: batalhar com espadas, ter mais energia para correr ou nadar, batalhar com marretas, minerar, etc. Morrer irá drenar parte da suas experiência, e fará com que você volte ao ponto da morte para recuperar seus itens. O jogo como foi dito não te prende em quando ou como você deve realizar a sua tarefa de derrotar as 5 criaturas lendárias, você e seus amigos podem passar muito tempo coletando os recursos necessários, melhorando seus equipamentos nas mesas de trabalho ou forjas, entre outras funções. Vocês podem explorar o mundo, andar pelos continentes e ilhas, explorar dungeons, navegar pelos oceanos e mares, ou podem ficar em um lugar seguro investindo na construção de uma base. Esse jogo acertou em praticamente tudo em que deveria acerta, a exploração é divertida, ainda mais com amigos; o sistema de batalha ainda é simples, porem funcional, o ato de sair em uma aventura, seja a pé ou em um barco, enfrentando tempestades e criaturas numerosas ou gigantes é extremamente recompensador. O senso de progressão a cada nova descoberta te empurra para mais e mais horas do jogo. Até mesmo coletar recursos ou expandir sua base é algo bom de se fazer.
Falando agora de um ponto negativo do gameplay, sendo este um ponto limitador, sem explicação ou justificativa, o jogo implica em você fazer construções próximas as mesas de trabalho. Você não pode construir um item nela e leva-lo para onde quer construir. Não, você precisa ter sempre uma mesa de trabalho e as vezes uma forja ou até outras coisas por perto para poder trabalhar. Isso por vezes é um fator que atrapalha, atrasa e tira parte da fluidez da gameplay. Por exemplo não posso fazer tochas e espalhar pela minha base, eu tenho q construir varias mesas de trabalho e fazer as tochas na área permitida, ou desmontar e montar uma em todos os cantos em que eu queira botar alguma tocha (tochas essas que gastam e podem ser constantemente destruídas por mobs).
Além disso, se você precisar usar essa mesa de trabalho você deve cobri-la com um telhado e colocar paredes ou algo para deixa-la "menos exposta". Não existe uma explicação plausível pra isso, e é mais tempo e mais recuso coletado só para isso, quando você queria apenas consertar um martelo, ação que pode ser feita em apenas 2 segundos em uma mesa de trabalho já "funcional". Outro ponto limitador e sem sentido é que você não pode transportar metais como: cobre, ferro e bronze pelos portais, mas pode transportar ferramentas, armas e armaduras dos mesmo materiais. É uma limitação que beira a idiotice e força player a explorar glitches para jogar, sem perder tanto tempo indo e voltando de barcos em viagens, que podem demorar muito tempo, quando eles querem apenas aproveitar o jogo. Outro problema que o jogo enfrenta são os constantes complicações com dissincronia de dados (problemas de rede no multiplayer), o que causa desde bugs visuais a quedas do servidor, além de também sofrer com má optimização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Mesmo ainda em acesso antecipado, com algumas limitações e bugs o jogo tem muito potencial, é divertidíssimo e garante fácil horas e horas, ainda mais se tiver amigos pra compartilhar suas aventuras ou dividir as tarefas de cuidar e expandir suas bases. Mesmo sem uma história o jogo de motiva a explorar, melhorar e aprender mais sobre o mundo, é uma progressão natural e muito satisfatória. A quantidade de funções já presentes aqui te prendem com facilidade, você dificilmente vai se pegar fazendo a mesma tarefa remetidas vezes, você pode sempre partir para outra função. O jogo apresenta muito carinho e competência do pequeno estúdio, e eles ja prometeram melhorias e mais conteudo para os próximos meses. Se você é um fã de jogos do gênero, Valheim é um título obrigatório, mesmo em seu early access.
---
PROS:
- Mundo vasto criado proceduralmente com muito conteúdo.
- Gameplay diversificada e divertidíssima.
- Exploração e gerenciamento de recursos extremamente satisfatória.
- Multiplayer funcional.
---
CONS:
- Limitações ridículas no craft e teleportes (-0,5).
- Problemas com opmitização e conexão (-1,2).
- Melhorar o balanceamento do jogo. (-0,5)
---
NOTA: 7,8
(PODE MUDAR POR CONTA DO EARLY ACCESS)
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.