Counter-Strike 2

Counter-Strike 2

Not enough ratings
Separatistas: A Facção Terrorista do CS:GO Inspirada no ETA
By - pierry
Tudo sobre a facção terrorista 'Os Separatistas' inspirados no Euskadi 'ta Askatasuna (ETA) da Europa.
2
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Introdução


“Eu odeio essas galinhas, passarinhos esqueléticos, só penas e ossos.”
― Separatista

Os Separatistas é uma facção terrorista apresentada em Counter-Strike: Global Offensive. Eles foram introduzidos no jogo na atualização de 10 de agosto de 2012, antes mesmo do lançamento oficial do jogo.

Visão geral
Os Separatistas são baseados no Euskadi 'ta Askatasuna (ETA) da vida real, um grupo separatista basco, que tem sua origem no País Basco espanhol.

Fundado em 1959, como uma associação cultural, já no final dos anos 70, seu objetivo principal era proclamar a independência do País Basco.

Para isso, utilizou de métodos violentos que consistiam em assassinatos, sequestros, extorsões e ameaças.

Em 2011, o grupo anunciou o fim de suas ações armadas e em 2018, sua dissolução.

ETA - sigla em basco para Euskadi Ta Askatasuna (Euskadi Pátria e Liberdade)





Antes do lançamento oficial de Counter-Strike: Global Offensive, foi anunciado que o jogo incluiria a uma facção jogável inspirada nos "separatista" com estética e símbolos semelhantes ao ETA.

Um funcionário espanhol e um grupo de consumidores espanhol solicitaram a remoção desta facção jogável da versão final, alegando que a sua inclusão banaliza a violência terrorista e é ofensiva para as vítimas dos ataques da ETA.

Origem e Objetivos
A partir da instalação da ditadura de Francisco Franco, após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), foi proibida qualquer manifestação cultural regional.



O governo de Franco vetou a utilização do idioma basco, da bandeira local ou exaltar os líderes da região. Desta maneira, um grupo de universitários funda em 1959 uma associação cultural para promover a língua e a cultura basca.

A organização adota a linha das teorias marxistas-leninistas e das leituras que falam sobre a necessidade de resistir ao opressor através da guerrilha.

Também se identificam com o movimento de descolonização dos países africanos. Para eles, o País Basco seria uma região ocupada por uma potência estrangeira, a Espanha, e toda forma de libertação seria válida para atingir a independência.

Atentados Reais
Os Separatistas realizaram vários atentados violentos para atingir seus objetivos. Cometeram assassinatos contra políticos de partidos da direita, comandantes militares e da polícia, alguns deles conhecidos torturadores da repressão franquista.

Neste momento, o ETA consegue a simpatia de parte da população espanhola, porque esta entende que estavam lutando contra o regime franquista.



O atentado de maior dimensão política, no entanto, foi contra o presidente de governo Carrero Blanco, em Madrid, no dia 20 de dezembro de 1973. Seguiram-se atentados contra policiais e membros da Guarda Civil.

Para financiar suas ações, em várias cidades do País Basco comerciantes e empresários deveriam contribuir para a causa revolucionária através do "imposto revolucionário". Aquele que se negasse a fazê-lo era ameaçado de morte e, em muitos casos, assassinado.
Aparência & Números
Os Separatistas usam um icônico capuz branco, boina preta, camisas com símbolos e calças verde-oliva/cinza.







Números dos Atentados
As ações terroristas do ETA deixaram 854 mortos, 6 389 feridos, 86 sequestros (com 10 mortos), 700 atentados (224 deles por resolver).

É importante frisar que 80% dos atentados cometidos pelo ETA foram realizados durante a democracia.

Até 2011, quando o grupo anunciou o fim das suas ações, 3 300 pessoas se encontravam sob a proteção do Estado. Em 2018 havia 225 etarras (membros do ETA) nas prisões espanholas.
Curiosidades
  • Os Separatistas podem ser vistos momentaneamente no mapa Italy no primeiro trailer de CS:GO.
  • Esta facção é a primeira facção terrorista não ficcional incluída em toda a série Counter-Strike. É também o único que tem origem no Sul da Europa.
  • Uma facção terrorista baseada na ETA foi introduzida pela primeira vez no Counter-Strike Online com o nome de "Campanha de Libertação Nacional".
  • Ocasionalmente, eles faziam anúncios em rádios falando sobre galinhas. Suas declarações incluem a comparação dos pássaros com seus inimigos, os Contra-Terroristas, e o desejo de eliminá-los rapidamente.

  • Um Cartão Colecionável Separatista do Steam parece ter sido planejado no início, mas nunca chegou à versão final. Estava visível em uma imagem na página oficial do Steam para Steam Trading Cards, mas a imagem foi excluída posteriormente. O motivo mais provável foi a polêmica mencionada.
Referências











___


E não se esqueça de me seguir nas mídias sociais.

Twitch[twitch.tv] - Sorteio de skins todos os dias
Instagram[www.instagram.com] - Dicas de skins e CS:GO no Reels
Twitter - Noticias sobre CS:GO e minha live
Youtube - Conteúdos diversos sobre o universo do CS:GO
3 Comments
teuziin 19 Nov, 2023 @ 5:25am 
god
guilherme17 21 Sep, 2023 @ 7:47pm 
GOOOD BLOONSTD6
GASPAR117 21 Sep, 2023 @ 7:46pm 
      :XX::XX:         :XX::XX:
   :XX::SNF2::SNF2::XX:   :XX::SNF2::SNF5::XX:
:XX::SNF2::XX::XX::SNF2::XX::SNF2::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
:XX::SNF2::XX::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
:XX::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
   :XX::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
      :XX::SNF2::SNF2::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
         :XX::SNF2::SNF2::SNF5::XX:
            :XX::SNF5::XX:
               :XX: