15 pessoas acharam esta análise útil
Recomendado
0.0 horas nas 2 últimas semanas / 90.4 hrs em registo (55.1 horas no momento da análise)
Publicada: 4 mai. 2021 às 13:22

Alien Isolation. Já era pra eu ter escrito algo desse jogo a muito tempo, mas sempre prorrogava. Mas não posso deixar de analisar o melhor game da franquia Alien que já joguei.

GERAL: O game mistura muito bem o fator terror, sobrevivência sem você ser um completo inútil como em Outlast ou um Rambo como em Doom. Então no jogo você pode se defender, porém contra o Alien, sem chance. O Alien é o manda chuva completo meu caro. Ele não morre. Mesmo porque se morrer acabaria o jogo. Mas você pode afugentá-lo quando pegar o Lança Chamas. Eu falo isso, no entanto, não só por causa do Alien, porque haverá outros inimigos durante o game como androides sádicos assassinos e humanos que não confiam em outros humanos. Então se prepare para o combate e não apenas ficar se escondendo.

CONFRONTO: O confronto com o Alien é muito bom. Você pode afugentá-lo como eu disse, usando o Lança Chamas, mas o combustível acaba rápido, então é muito bom pensar numa estratégia com equilíbrio. As vezes, o melhor é esconder. Você vai encontrar armários e outros lugares, mas o Alien é esperto. Ele fica andando dando umas pisadas que fazem a espinha da gente congelar. Além disso, a música, toda baseada no score original do primeiro filme de 1979, deixa o jogo muito mais tenso. Você terá um protótipo do detector de movimentos do 2 filme. Ele dará alguma ajuda pra saber se o Alien está perto ou não. No entanto, o bicho é muito rápido. Ele sai e entra nos dutos com muita rapidez e as vezes retorna muito rápido, deixando tudo muito tenso. Se você ficar correndo no jogo vai morrer as toneladas. O jogo exige paciência em muitos momentos. A furtividade é a melhor estratégia, mas mesmo assim não garante total. Se não tiver paciência, vai morrer muito e você vai ficar muito nervoso. Cuidado com dutos acima onde você vê baba caindo. Se passar debaixo já era.

Uma coisa muito 10, é que não é apenas se esconder. Se o Alien passar perto de onde você está, ele pode dar uma "fungada" pra ver se tem alguém oculto ali. Nessa hora, vc precisa chegar o máximo para trás e tapar a respiração pra ele não te escutar, caso contrário, ele arranca a grade e te manda pra vala. Se você estiver com o detector ligado dentro do armário e ele passar e ouvir os barulhinhos você vira janta também. Uma coisa muito legal, é usar o Alien contra os seus inimigos. Não é tão simples, mas se você precisar passar por um local onde tenha inimigos HUMANOS, você pode fazer barulho pra chamar o bicho e se esconder, muito rápido. Se o Alien ver humanos, ele ataca, não importa quem seja, mas o feitiço pode virar contra o feiticeiro se a ação não for bem feita.

AMBIENTAÇÃO: O Ambiente do game é um dos pontos fortes. O jogo imita com perfeição os cenários e maquinários do primeiro filme. Eles não tentaram reatualizar a tecnologia como por exemplo, aconteceu nos "prequels" de Star Wars. Então a nostalgia bate muito forte nos fãs do primeiro filme. Os computadores todos tem aquele estilo retrô futurista que se imaginava em 1979. Achei isso muito 10, porque você se sente como se estivesse no filme. A parte então do game em que você volta ao planeta LV426 e dá de cara com a nave alienígena do oitavo passageiro e ainda entra dentro dela e vê os engenheiros, caramba mano, foi fantástico. O jogo é em primeira pessoa, aumentando um pouco a sensação de terror. (pra quem não sabe ele estava sendo feito originalmente em 3 pessoa). Os modelos sejam humanos, ou androides são muito bons e o Alien está praticamente perfeito com uma IA muito boa deixando o jogo bem desafiante. O jogo está muito fluído, muito polido. Parabéns aos Devs.

ENREDO: Excelente. Você está na pele de Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, a protagonista do primeiro filme. Amanda é uma personagem bem construída. Quando você assiste Alien, o oitavo passageiro (nome aqui no Brasil que na minha opinião foi equivocado, porque na verdade haviam 9 ao todo na nave, se você incluir o gatinho da Ripley) você não fica sabendo que Ripley tinha uma filha. Aliás, nem no segundo filme. Somente na versão estendida de Aliens, o Resgate é que conta que Ellen tinha sim uma filha. Devido a ter ficado muitos anos hibernando e perdida no espaço, quando Ellen chega na terra, ela descobre que sua filha tinha envelhecido e morrido. O game então encaixa muito bem no hiato dessa história a Amanda que parte numa busca por sua mãe que estava desaparecida devido a explosão da Nostromo. Um androide ou sintético chamado Samuels contata Amanda que estava trabalhando nas imediações onde a Nostromo tinha sumido dizendo que uma nave, a Anesidora, havia encontrado a caixa preta dela e que então foi levada para uma estação espacial chamada Sevastopol. Amanda com um grupo, resolve então investigar e vão até a estação. Mas quando chegam descobrem que há alguma coisa errada por lá. Um acidente acontece e você então está praticamente sozinho(a) buscando respostas e de quebra descobre que uma criatura assassina está a solta e no seu encalço.

SOM: Perfeito. Os sons são muito bem trabalhados, junto a música, deixando as coisas bem tensas. Os gritos e passos do Alien, barulhos. Não tem o que comentar.

CONTRAS: Poucas coisas me frustaram nesse game. Uma delas é que se vc encontra um inimigo com uma arma de fogo, você mata esse inimigo, as vezes na espreita, usando uma chave inglesa e não é uma tarefa fácil. Se outro te ver, mete fogo em você sem dó e você morre bem fácil. Bom o problema é que se ele cair, você simplesmente não pode pegar a arma dele. Você só pega uma arma de fogo quando o jogo decidir e chegar a hora. Isso foi bem frustrante. Fora isso não encontrei mais nada que pudesse me irritar ou frutrar

CONLUSÃO: Alien Isolation é um dos melhores games que já joguei e o melhor de toda a franquia Alien pra mim. É indispensável para fãs do bicho de duas bocas e também dos filmes. Vale muito a pena. 9,5/10

Achaste esta análise útil? Sim Não Engraçada Premiar
1 comentários
Rodrigo 6 out. 2021 às 18:49 
o cara é bão memo:steamhappy: